GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Com um espírito inovador até escama de peixe se transforma!



O designer inglês Erik de Laurens descobriu uma técnica mais inteligente de dar fim aos descartes da indústria pesqueira. Fascinado pelo mar desde novinho, o artista  desenvolveu uma forma de transformar escama de peixe em material parecido com plástico. De acordo com ele  o processo consiste em submeter as escamas a secagem, calor e pressão e pode ser reproduzido em qualquer lugar.

A ideia acendeu quando Laurens foi convidado a criar objetos para a lanchonete de uma escola na Cidade do Cabo, na África do Sul. O evento funcionou da seguinte forma: as crianças saíam para pescar e preparavam as receitas com os peixes. As escamas, que seriam jogadas fora, foram reaproveitadas por ele em objetos para a rotina escolar.

O projeto deu tão certo que, ao voltar para Londres, a ideia foi desenvolvida em seu mestrado no curso de design de produtos do Royal College of Art, com uma série de objetos. Com materiais totalmente recicláveis e biodegradáveis, o designer produziu óculos, copos e até até uma moringa de água feitos de um material similar ao plástico.

Atualmente o artista está em busca de financiamento para continuar suas pesquisas com o material, que é resistente e pode ser moldado de diversas formas.


Fonte:
Planeta Sustentável


09 de janeiro de 2012