Com apenas 15 anos menina cria teste de HIV “instantâneo”

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Uma aluna do ensino médio do colégio York House School (escola apenas para meninas) desenvolveu um mecanismo que detecta a presença do vírus HIV com apenas algumas gotas de sangue da pessoa. Nicole Ticea criou um chip que recebe as amostrar de sangue e aponta quase que instantaneamente a presença ou não da doença; a ideia surgiu dos métodos de teste de gravidez que encontram-se acessíveis em qualquer farmácia



A menina utilizou o recurso da Amplificação Isotérmica de Ácido Nucleico no lugar de analisar a presença de anticorpos do HIV, comum nos outros testes; desse modo o vírus é literalmente amplificado rapidamente possibilitando sua visibilidade. Esse método se torna mais rápido que o outro pelo encurtamento no tempo que era necessário para o sistema imunológico processar a resposta ao HIV.



A descoberta de Ticea foi possibilitada graças a uma competição de ciências em sua escola, em que estudantes desenvolvem projetos juntamente com acadêmicos e universitarios. No caso do teste de HIV, a aluna teve o auxílio do professor Mark Brockman e do graduando Gursev Anmole.



Porém, mesmo tornando-se um sucesso quanto a rapidez da identificação do vírus a invenção ainda precisa ser aprimorada para que possa-se checar 100% sua eficácia e que possa ser comercializada nas farmácias como o teste de gradivez. A menina afirma que apesar se suas atividades regulares na escola serem bem atarefadas pretende acompanhar o desenvolvimento de sua pesquisa.



Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário