Civilização maia tinha método sustentável para o uso da água

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

 

Cientistas da Universidade de Cincinnati, em Ohio, descobriram que a civilização Maia usava método sustentável para gerenciamento da água. Para isso, eles fizeram escavação arqueológica nas ruínas da antiga cidade de Tikal, na Guatemala,  e observaram a construção de uma barragem ensecadeira para fazer a dragagem do maior reservatório de água local.
 
De acordo com o estudo, o sistema usava areia para filtrar e limpar a água dos reservatórios. Além disso, a tecnologia tinha uma estação que desviava a água para os diferentes reservatórios de acordo com a estação e incluía um segmento de canal cortado na pedra.
 
A pesquisa mostra ainda que há evidências de reparos e ampliação do sistema, e também um sistema de plantio para evitar  a erosão do solo em torno dos reservatórios.  Porém, a região foi abandonada no final do século 9 e  os motivos são até hoje debatidos entre os pesquisadores.
 
Para o coordenador do projeto Vernon Scarborough, as mudanças climáticas podem ter contribuído para o colapso Maia. “Como eles eram muito dependentes dos reservatórios preenchidos pela chuva sazonal, vários anos de seca repetidos significariam desastre”.  “Justamente por serem inteligentes e criado um sistema hidráulico sofisticado, a população pode ter crescido muito além da capacidade do ambiente, dadas as limitações tecnológicas da civilização” – disse.
 
Fonte:
Folha

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário