Cineasta canadense Amy Miller fala de produções audiovisuais que denunciam exploração de pessoas em diferentes situações

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Amy Miller abriu o seminário Green Nation Fest e falou sobre o papel do cineasta na defesa das causas ambientais e sociais.

Ela trabalha na área audiovisual e também é organizadora de justiça social em Montreal. Recentemente terminou o documentário “The Carbon Rush”. que será exibido amanhã, dia 6, na mostra de longas às 19h no Cinemark Barra.

Durante a apresentação, exibiu trailers dos longas e um curta na íntegra. Ao todo, falou sobre cinco obras: Myths for Profit, Outside EUrope, Carbon Rush, Sweet Crude e Resistencia.

A primeira questiona a participação do governo canadense na indústria da guerra; ação geralmente “vendida” como necessária para a paz. O segundo descreve a situação de presos políticos em diversos países europeus. Carbon Rush viaja quatro continentes e mostra a conexão entre essas tragédias e o “Mecanismo de Desenvolvimento Limpo” das Nações Unidas. Este documentário revela o verdadeiro custo do comércio de carbono e mostra quem tem a ganhar e quem perde. Sweet Crude descreve a história de exploração do Nigéria Niger Delta. Aborda consequencias humanas e ambientais de quase 50 anos de exploração de extração de petróleo na região. Resistência é o próximo documentário assinado por Amy que revela tristes situações das famílias de  “Campesinos” em Honduras que lutam e morrem pelo direito do uso da terra.

Ficou bem claro que, seja da forma tradicional ou não, o importante é produzir, finalizar e exibir esses documentários que amplificam a denúncia e revelam para o mundo exploração de pessoas e do meio ambiente pelo “capitalismo selvagem”.

“Myths”, por exemplo, foi financiado de forma alternativa. A produtora pediu ajuda a ativistas, amigos e fundações para conseguir verba para realizar o projeto. A exibição foi feita em grupos pequenos, geralmente de 50 pessoas, a partir de 300 cópias.

“Resistência” será feito da mesma forma. Quem quiser ajudar deve entrar no site do filme e contribuir!

Leia entrevista com Amy Miller no site Green Nation!

Amy Miller se apresenta no seminário Green Nation Fest.

 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário