Cientistas encontram maneira de frear a malária imunizando mosquitos

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A partir de imunização por hereditariedade de mosquitos contra o parasita da malária, grupo de cientistas conseguiu romper uma corrente de transmissão dessa doença para humanos. A pesquisa foi publicada nessa sexta-feira (10), na edição impressa da revista 'Science". A imunização foi feita aplicando uma bactéria, a Wolbachia, nos mosquistos, que tornou-os imunes em 34 gerações.

Os resultados mostram que um futuro controle estratégico da malária poderá ser feito usando os mosquitos infectados com a Wolbachia.

A técnica, já utilizada de forma promissora para o controle da dengue, poderá impedir que mais pessoas morram de malária pelo mundo. Atualmente, o número de óbitos causados pela doença chega a 660.000 pessoas ao redor do mundo por ano. Os cientistas que desenvolveram o projeto são do Instituto Americano de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID, na sigla em inglês), partindo do fato de que pesquisas prévias haviam mostrado que a bactéria Wolbachia pode prevenir o desenvolvimento de parasitas Plasmodium, causadores da malária nos mosquitos anófeles.

Fonte:
G1

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário