Cientistas descobrem o único pássaro venenoso do planeta

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Aves canoras habitantes das florestas tropicais da Nova Guiné, o gênero Pitohui foi descoberto recentemente por cientistas como a única espécie de pássaros venenosos do planeta. Também conhecidos como "pássaros do lixo", o gênero apresenta seis espécies descritas até o momento, sendo três delas portadoras de uma substância que as protegem de seus predadores.
 
A toxina, que tem o nome de Homobatracotoxina, é um poderoso alcalóide neurotóxico que tem a capacidade de causar paralisia, inclusive de músculos como o coração. Os primeiros sintomas do envenenamento são dormência e a paralisia do membro afetado, e ocorrem após o veneno entrar em contato com a pele, principalmente em pequenas feridas, boca, olhos e mucosas nasais. 
 
Por esse fato, as pessoas que o conhecem evitam tocá-lo. Cientistas acreditam que a toxina presente nas aves tenha origem na alimentação, que é composta principalmente por besouros da família Melyridae. Esses besouros são uma fonte da toxina encontrada nas aves, e este mesmo fenômeno pode ser observado em sapos da família Dendrobatidae que são nativos das florestas tropicais da América Central e América do Sul. Nos sapos, assim como nos pássaros do gênero Pitohui, a alimentação é a fonte das toxinas encontradas nos animais.
 
 
 
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário