GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Cidades Sustentáveis propõe sustentabilidade como critério para votos em 2012


Usar a sustentabilidade como critério para votação das eleições municipais de 2012. Esta é a ideia do Programa Cidades Sustentáveis, que através  busca sensibilizar os eleitores para a importância do tema. Promovida pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Instituto Ethos e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis,  a iniciativa é feita por meio de campanhas para a adoção da Plataforma Cidades Sustentáveis e da Carta Compromisso pelos candidatos, bem como pela divulgação voluntária do programa por diversos veículos e usuários de mídias sociais.

A Carta Compromisso tem como propósito apresentar, através de um selo de participação do Programa Cidades Sustentáveis, quais são os pré-candidatos a cargos municipais – vereadores e prefeitos – em todo o Brasil que estão familiarizados com a questão do desenvolvimento sustentável. Ao serem eleitos, eles deverão adequar as medidas sustentáveis às políticas públicas da cidade e promover a participação social. Além disso, eles deverão também prestar contas das ações desenvolvidas, assim  como os avanços alcançados com base nos relatórios.

Já a Plataforma Cidades Sustentáveis é um manual para a sustentabilidade das cidades e abrange diversas áreas da gestão pública. O documento sugere atitudes e soluções inovadoras que tiveram resultados positivos em diferentes cidades do mundo.

Fonte:
TV Globo, Globo Ecologia


02 de julho de 2012