GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Cidades com natal sustentável


Nesse mês de dezembro, muitas cidades já estão se preparando para comemorar o natal de uma forma diferente. Ideias sustentáveis e inovadoras são a tendência para as comemorações do fim de ano. Veja alguns exemplos:

 
“Natal Ambiental: uma ação social” que acontece em Boa Vista, RO. A campanha é uma atividade solidária que ocorre há cinco anos em parceria com a gincana ‘Escola Amiga do Meio Ambiente’ para montar uma árvore de natal utilizando garrafas pets.

A iniciativa envolve oito escolas da rede municipal. A arrecadação e reciclagens dos materiais acontece com apoio da escola e da população local. De acordo com a secretária municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Dilma Costa, a campanha busca despertar nos alunos e na população hábitos sustentáveis que colaborem com o desenvolvimento ecológico da cidade.
 
Em Matão, SP, a ACE (Associação Comercial e Empresarial) vem contribuindo para realização de um natal com menos impacto ambiental. Os enfeites sustentáveis espalhados pela cidade são feitos de garrafas PET e outros materiais reutilizáveis. 
 
Os artesãos Valdenéia e Marcos contaram que tudo começou quando os moradores começaram a arrecadar o material para enfeitar o bairro. A ideia surgiu em Barretos (SP), o casal idealizador não perdeu a festa de inauguração. Veja no vídeo:
 
 

Em São Paulo, no Ibirapuera, foi colocada uma árvore feita de PET e iluminada com tecnologia de luz LED, que é mais econômica do que a tradicional. A árvore mede 68 metros de altura e pesa 100 toneladas. A árvore é pesada porque foram colocadas dezenas de caixa d’água dentro da estrutura para segurá-la, já que ela não é enfiada no chão. A previsão é de que essa água seja, posteriormente, reaproveitada. Segundo a Prefeitura de São Paulo, ela foi construída com geradores com combustível ecologicamente correto.

Patrocinada pelo Santander, a árvore oferece ainda uma novidade: a interatividade com o público. Internautas podem mandar mensagens sms e vídeos que serão exibidos na estrutura. Para participar, acesse o site do Santander.
 
Conheça também o Natal Sustentável, um projeto envolvendo agricultores e os ávidos consumidores de árvores natalinas.
 


10 de dezembro de 2012