GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Cidade sem lixo


Na Suécia, uma cidade vive bem sem produzir quase nenhum lixo. O nome desse bem sucedido município ao sul do país é Borás, onde vivem pouco mais de 64 mil habitantes.

Lá a maior parte dos resíduos sólidos gerados pela população de é reciclada, tratada biologicamente ou transformada em energia (biogás), que abastece a maioria das casas e estabelecimentos comerciais. Além disso, os 59 ônibus que integram o sistema de transporte público da cidade também são abastecidos com esse biogás.

Logo, o descarte de lixo no município sueco é quase nulo, e seu sistema de produção de biogás se tornou um dos mais avançados da Europa.

O professor de biotecnologia da Universidade de Borás, Mohammad Taherzadeh, esteve presente no “Encontro Acadêmico Internacional Resíduos Sólidos Urbanos e seus Impactos Socioambientais”, realizado em São Paulo. Na ocasião o professor falou sobre a experiência de sua cidade.

"Produzimos 3 milhões de metros cúbicos de biogás a partir de resíduos sólidos. Para atender à demanda por energia, pesquisamos resíduos que possam ser incinerados e importamos lixo de outros países para alimentar o gaseificador", disse Taherzadeh.

 

Vídeo em inglês:

 




Promovido pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade de Borás, o evento reuniu pesquisadores das duas universidades e especialistas na área para discutir desafios e soluções para a gestão dos resíduos sólidos urbanos, com destaque para a experiência da cidade sueca nesse sentido.
 


13 de junho de 2011