CERN aceita pedido brasileiro de parceria

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), o maior laboratório de física do mundo, anunciou na manhã desta terça-feira que aceitará o pedido do Brasil de se tornar um país associado em suas pesquisas. O diretor de pesquisa do centro, Sérgio Bertolucci, diz que a proposta recebeu "aprovação unânime" no conselho executivo da entidade. Os termos da filiação ainda serão discutidos com o país, para que juntos possam submeter um "acordo modelo" de participação.
 
De acordo com a ideia inicial proposta pelo CERN, a anuidade paga pelo país será de apenas 10% comparada com as cobradas para membros plenos da instituição. O valor é calculado de acordo com o PIB (produto interno bruto) de cada país e outras variáveis. Sob essa regra, a ordem de grandeza da contribuição anual brasileira seria de US$ 10 milhões.
 
Após os termos do acordo serem definidos, o Brasil precisa submetê-lo ao Congresso Nacional, pois a verba precisa ter uma fonte definida. "Não sei quanto tempo isso vai demorar, nem como vai transcorrer", diz Sérgio Novais, da Unesp, um dos físicos que articulam o acordo.
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário