Cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz

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ODS - ONU

 

Na tarde desta quarta-feira (31) foi realizada a cerimônia de premiação da sexta edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) na Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, Rio de Janeiro. O encontro contou com a presença de 64 alunos e professores representando 32 trabalhos contemplados nacionalmente nas três modalidades da Olimpíada: produção audiovisual, produção de texto e projeto de ciências.

A ideia do projeto, realizado desde 2001 a cada dois anos, é permitir que professores e alunos expressem sua opinião a respeito dos temas propostos. Entre os objetivos da olimpíada, vale destacar o incentivo à realização de atividades relacionadas à saúde e ao meio ambiente nas escolas, assim como o conhecimento e valorização dessas atividades.

Para a coordenadora nacional da olimpíada, Cristina Araripe, trabalhos que incentivam a reflexão sobre a saúde e o meio ambiente podem gerar muitas ações positivas em sala de aula. " Sem educação não é possível transformar o nosso país, e isso foi o que mais nos incentivou a seguir em frente com este projeto" – disse.

Para o médico e presidente da Fiocruz  Paulo Gadelha, a olimpíada já virou marca no país, como se fosse uma tradição de aprendizado da Fiocruz. " Saúde e meio ambiente são temas centrais totalmemte conectados com a questão do desenvolvimento sustentável. A Fiocruz recebeu grandes encontros como a Rio 92". E completou. " Foi lindo ver todos os alunos e professores expressando um trabalho de uma nova consciência. Foi uma maneira cooperativa, criativa e inovadora".

Resultado de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a iniciativa também teve o apoio de diversas instituições de ensino da área de ciência e tecnologia, além de diversos  alunos e professores das redes de ensino publico de todo o país.

O Green Nation entrevistou o professor Carlos Roberto Sattler, um dos vencedores da olimpíada. Junto com seus alunos,  Aline Mendes, Pedro D ' Avila, Catarina Mussel e João Vittor Pedrosa, da Escola Ipiranga, em Petrópolis (RJ), ele desenvolveu o curta " Crescimento urbano desordanado: um dia no trânsito". Confira a entrevista!

Qual foi o processo criativo usado na obra "Crescimento urbano desordanado: um dia no trânsito?"
Através de letras e figuras, conseguimos mostrar de forma simples como o crescimento urbano afeta as pessoas. Tanto o processo de elaboração do vídeo quanto o desenvolvimento do texto e das fotos partiram dos meus alunos. A Catarina ficou responsável pela parte técnica, e os outros três foram atores. Foi uma surpresa.

O que significa para você e para Escola Ipiranga receber o prêmio da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente?
Significa que somos capazes de superar barreiras que não imaginávamos. Além de levar conhecimento às pessoas que assistiram o nosso trabalho, também aprendemos bastante durante o processo criativo do vídeo.  É uma forma de incentivar que novos trabalhos sejam desenvolvidos.

De que maneira um projeto como este pode ajudar a sociedade sobre questão ambiental e a saúde?
Através desse trabalho é possível estimular uma consciência maior sobre as atitudes de cada um.

Por que o tema trânsito foi escolhido?
Porque é enfrentado diariamente e está totalmente ligado aos problemas de saúde do ser humano. O trânsito aumentou mais do que o crescimento da população e isso interfere tanto na saúde quanto no meio ambiente. Estresse e  poluição sonora, tudo está conectado à saúde e ao meio ambiente.

 

Veja as obras premiadas:

Modalidade Projeto de Ciências

Biologia e pastoral da criança – Uma oportunidade de aprender para ensinar sobre saúde

Categoria: Ensino Médio

Escola: Colégio Santo Agostinho

Localidade: Belo Horizonte – MG – (Regional Minas/Sul)

Professor(a) responsável: Sabrina Barbosa de Oliveira

 

Sustentabilidade: tema motivador para a inserção do aluno no mundo letrado

Categoria: Ensino Fundamental

Escola: E.M.Profª Arlene Marques Almeida

Localidade: Campo Grande – MS (Regional: Centro-Oeste)

Professor(a) responsável: Marilyn A. Errobidarte de Matos

 

Modalidade Produção Audiovisual

 

Crescimento urbano desordenado: um dia no trânsito

Categoria: Ensino Fundamental

Escola: Escola Ipiranga

Localidade: Petrópolis – RJ (Regional: Sudeste)

Professor(a) responsável: Carlos Roberto Sattler

 

Menino do lixo

Categoria: Ensino Médio

Escola: E.E. Profª Maria Santos Bairão

Localidade: Santa Isabel – SP (Regional: Sudeste)

Professor(a) responsável: Kleber José da Silva

 

Modalidade Produção de Texto

 

Reportagem fotográfica

Categoria: Ensino Médio

Escola: E.E. Prof. Therezinha Sartori

Localidade: Mauá – SP (Regional Sudeste)

Professor(a) responsável: Helena Yukie Kanomato

 

Desertificação: a natureza chora tamanha destruição

Categoria: Ensino Fundamental

Escola: E.E.F. Antônio Alves Maia

Localidade: Tabuleiro do Norte – CE (Regional: Nordeste I)

Professor(a) responsável: Cleudemarcos Lopes Feitoza

 

Para mais informações:
http://www.olimpiada.fiocruz.br/?p=2204
Twitter: @obsma
Facebook

 

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