Cerâmica na caatinga terá manejo florestal

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Para reduzir o impacto da exploração madeireira, que vêm contribuindo para acelerar os processos de desertificação em parte dos 1500 municípios nordestinos atingidos pelo fenômeno, o Ministério do Meio Ambiente lançou nesta sexta-feira (30) em Campina Grande, na Paraíba, o Programa de Segurança Bioenergética Florestal da Caatinga.



O setor ceramista paraibano é o primeiro a ser atendido. São 25 cerâmicas que fazem parte da Associação de Ceramistas do Sertão e do Seridô da Paraíba (Solidos) e respondem por mais de 60% da demanda por lenha no estado.



O MMA vai desenvolver suas ações sustentáveis na região em parceira com o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) e o Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), que vai implementar o programa por meio do Centro de Produção Industrial Sustentável  (Cepis), com apoio do Fundo Clima e da Associação.



A lenha é uma das principais fontes de energia da caatinga e sua utilização sustentável o maior desafio para a preservação do bioma.



Mais de 30% da matriz energética que move a indústria em nove estados, o que representa 40% do parque industrial regional, utiliza esse recurso natural. Dados do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF) dão conta de que a demanda atual por parte das indústrias e comércio da região seja mais de 25 milhões de metros ésteres ano.



A área potencial de uso sustentável disponível é de cerca de 6 milhões de hectares com cobertura vegetal passível de manejo florestal, sendo que para atender a demanda do Nordeste seriam necessários apenas 2,5 milhões de hectares.



Francisco Campello, diretor do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, conclui que “ainda não existe ameaça (energética), temos áreas suficientes para utilizar, capaz de atender a demanda, o problema é que não estamos sabendo aproveitar este potencial”.



O desafio das políticas para o setor é transformar a exploração da lenha, biocombustível largamente utilizado graças ao seu baixo custo, em atividade sustentável.



A expectativa é que a melhoria dos processos e adaptação de inovações tecnológicas possa contribuir para diminuir a vulnerabilidade regional frente às mudanças climáticas.



Para ele, a indústria da cerâmica “é um setor que tem uma representação importante no Nordeste em todos os sentidos, principalmente na geração de trabalho e renda”.  A inclusão socioambiental aliada à necessidade de medidas de convivência com a desertificação são os principais focos do programa. 



Quase 1500 municípios brasileiros se encontram em processo de desertificação, o que corresponde a 16% da área do território brasileiro. Tal situação desafia os gestores de políticas públicas a promover ações estruturantes para convivência sustentável com a semiaridez e o efetivo combate à desertificação. Diante deste cenário, foi lançado nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro,em Campina Grande (PB), um Programa de Segurança Bioenergética Florestal que visa promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade da Caatinga para a sustentabilidade da matriz energética das indústrias cerâmicas.



Uma das estratégias de ação encontradas pelo DCD/MMA tem sido promover a sustentabilidade da matriz energética, por meio de parcerias com o setor industrial, da promoção da segurança energética domiciliar e do manejo florestal sustentável da Caatinga.



Durante o lançamento, o diretor do DCD, Francisco Barreto Campello, destacou que o Programa é emblemático por colocar em evidência o papel do manejo florestal e a importância de trabalhar a questão da melhoria da eficiência energética para o setor cerâmico, com um olhar estratégico para o quadro das mudanças climáticas e o manejo da paisagem.



Nesse contexto de mudanças climáticas, o maior desafio hoje é promover as ações de adaptação, mostrando, por um lado, que a paisagem que está posta vai ser conservada e, por outro, que será mantido dentro do setor uma estratégia para utilizar a lenha, biocombustível renovável e fonte energética mais adaptada que dispomos hoje na Caatinga”, assegura o diretor.



No Brasil e no mundo um dos principais vetores da degradação ambiental e da intensificação do processo de desertificação é o desmatamento para fins energéticos. Por esta razão, o Programa irá investir na qualificação das práticas de manejo florestal, visando uma política florestal sustentável para a convivência com a semiaridez.



“Em 2002 a área desmatada da caatinga era de 43,38%, enquanto em 2008 era de 45,39%, com perda de cerca de 2% da vegetação nativa durante o período, o que confirma, mais uma vez, que não existe uma frente de desmatamento na caatinga, mas práticas de manejo por meio do sistema de rodízio para descanso do solo, conhecido localmente como pousio. Isso tem que ser inserido nas políticas públicas para que possamos de fato dispor de uma forma diferente de trabalhar promovendo a conservação da biodiversidade, o ordenamento dos recursos florestais, o incremento na economia local e a sustentabilidade da matriz energética por meio do uso de biocombustível renovável e local, que é a lenha”, completou Campello.

 

Na busca de promover alternativas de sustentabilidade ambiental e socioeconômica do bioma caatinga, o Programa irá estruturar estratégias de comunicação com o objetivo de sensibilizar a sociedade e produtores para dar visibilidade ao conjunto das atividades sustentáveis a serem implantadas.

O projeto será executado a partir deste mês de fevereiro e é coordenado pela pesquisadora Aluzilda Oliveira, do Cepis/PaqTcPB, Agência Implementadora do Ministério do Meio Ambiente.

 
Saiba mais detalhes em MMA.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário