GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Casas ecológicas em São Paulo chamam atenção da ONU


A construção “verde” esta chegando aos poucos nos projetos mais modestos. Criado pela  Companhia de Desenvolvimento Urbano e Social (CDHU), os conjuntos habitacionais populares são um dos maiores exemplos de construções sustentáveis em São Paulo.

De acordo com o secretário estadual de habitação, Silvio Torres, atualmente existem 350 mil unidades habitacionais do CDHU e há possibilidades para que mais 200 mil adotem tecnologias sustentáveis. Ele ainda alegou que o projeto foi reconhecido pelo programa Sushi ( Iniciativa de Habitação Social Sustentável, em português), que faz parte do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O arquiteto responsável pelo conjunto de Cubatão, Marcelo Prado, alegou não considerar um custo alto para construir moradias verdes. Segundo ele, gastar 10% a mais é um investimento que no futuro fará toda a diferença.

Janelas que permitem uma boa iluminação e cilindros metálicos que integram o sistema de captação de energia solar para aquecer a água, foram os fatores que mais chamaram a atenção da ONU. “As portas são mais largas, as janelas e interruptores estão em altura adequada e há apartamentos térreos para portadores de deficiência”, disse Gil Scatena, assessor de sustentabilidade da Secretaria de Habitação.


23 de novembro de 2011