GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Casa Viva: Puc Rio desenvolve protótipo de casa sustentável


 

Um protótipo de casa ecologicamente correta começou a ser construída no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) para o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de junho, na Puc Rio.
 
De acordo com o coordenador da Área de Educação Ambiental do Nima, Roosevelt Fidélis de Souza, a casa foi toda idealizada de forma que prejudique menos o meio ambiente. “É uma casa em que todo o material que entra nela, desde a técnica de construção até o produto final, é sustentável” - disse.
 
Trata-se de uma residência com 70 metros quadrados de área construída, que usará a tecnologia wood frame, baseada em estrutura de madeira proveniente de reflorestamento. A construção ainda implementará luzes eficientes e biodigestores no banheiro que transformarão o esgoto sanitário em energia. O gás resultante desse processo abastecerá a pequena cozinha e o telhado reaproveitará água da chuva. 
 
Ao terminar a construção, os pesquisadores e alunos de diversos departamentos da PUC-RJ vão analisar durante um ano se o projeto é durável e pode ser reproduzido. “Farão estudos e avaliações para realmente ver se a casa é sustentável ao longo do tempo” - explicou Roosevelt.
 
Para o coordenador, o projeto poderá servir de base para outras construções do país, obedecendo ao mesmo parâmetro. 
 
Fonte:


28 de março de 2012