Carteiras recicladas que estão mudando o mundo

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Profundamente tocado pelo que vivenciou em viagens nos continentes africano e asiático, James Boon decidiu fazer a diferença na educação das crianças destes continentes, e assim fundou a Elephant Branded – uma empresa de carteiras recicladas que transforma resíduos em malas.

São várias as empresas que recolhem resíduos e os transformam em produtos com valor, por exemplo, a Ocean Sole transforma chinelos de borracha em brinquedos e esculturas ou a Richpeoplethings, que transforma rolhas de cortiça em pranchas de surf.

A Elephant Branded recolhe sacos de cimento (cujo símbolo é um elefante) e transforma-os em bolsas, carteiras e malas feitas à mão. “Cada venda permite-nos enviar um kit escolar (para uma criança carente) e também investir em mais material para vender.”

Nem todas as crianças tem as mesmas facilidades no que toca à educação, muitas tem que percorrer caminhos muito difíceis para chegar à escola e outras simplesmente não tem material para escrever.

James nunca quis ser um empreendedor nem o seu próprio patrão. Enquanto estava na universidade, passou seis meses ajudando a construir uma escola na África do Sul. Após o esforço da construção, ficou chocado ao ver os alunos que chegavam à escola sem canetas ou lápis e tinham que escrever em folhas de jornais velhos porque não tinham cadernos.

“Recusei ofertas de emprego em Londres e mudei-me para o sul da China. Enquanto lá estava, viajei e mais uma vez fui para escolas onde as crianças simplesmente não tinham nada”, explica. “O ponto de virada ocorreu quando estive no Japão, duas semanas depois do tsunami de 2011. Mudei de emprego e de casa e fui para Hong Kong criar a Elephant Branded com uma simples ideia”.

A empresa foi criada com £ 600 (cerca de 750 € ou R$2200,00) e “muita boa vontade de amigos”. Começaram a vender bolsas em sete universidades do Reino Unido, enquanto James frequentava o mestrado em Arquitetura.

A ideia teve um grande avanço quando ganhou o Concurso Internacional “Google Young Minds”, ou seja “Mentes Jovens da Google”. Depois de vencerem o concurso, foram convidados a fornecer as malas de trabalho para as conferências mundiais da Google, o que permitiu expandir a marca Elephant Branded e criar novos empreendimentos em Uganda e Quénia.

Fonte:
Noctula Channel

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário