GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Carros elétricos para empréstimo


Os carros amigos do meio ambiente já são uma realidade, mas, infelizmente, os preços ainda não são muito convidativos. Porém, em Paris, uma primeira série de 60 "Autolib", carros elétricos de autosserviço, chegaram às ruas da cidade e sua periferia. A medida procura recondicionar os hábitos de transporte franceses.

 

São 10 pontos de retiradas e devolução dos veículos, colocados à disposição do público em diferentes bairros da cidade. Ainda em fase de testes, o dispositivo deverá estar acessível no dia 5 de dezembro, com pelo menos 250 veículos. Este número deve aumentar para 2 mil até o fim de junho de 2012.

 

A filosofia do projeto é incentivar que as pessoas deixem seus carros para utilizar os pequenos veículos chamados de Bluecar, que são mais econômicos e ecológicos. A ideia segue o princípio das bicicletas de autosserviço, as Vélib, que tiveram muito sucesso e funcionam desde 2007.

 

O Bluecar deve ser retirado em um ponto e devolvido em qualquer outra estação.

 

O sistema de veículos de autosserviço já existe em outras grandes cidades como Nova York, a inovação francesa é que os carros são totalmente elétricos. A bateria tem capacidade para fazer o Bluecar rodar por 250 km na cidade e 150 km fora dela com uma velocidade limitada em 130 km/h.

 

fonte: Folha.com

 


03 de outubro de 2011