Carro: o cigarro do futuro

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Após a semana da mobilidade urbana, o jornal O Globo publicou carderno especial "Cidades Verdes" onde entrevistou o urbanista, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner. O tema principal é sistema otimizado de transporte no Rio.

Em Curitiba, o BRT é a base do transporte de massa da cidade. Esta rede interliga-se com outras menores e o resultado é um dos melhores sistemas de transporte público do país que também é referência internacional.

O urbanista defende a preferência pelo BRT pois constroi-se mais rápido, é mais barato e apresenta bons resultados. Afirmou que esta rede deve ser conectada de forma eficaz a demais matrizes, como é o caso do metrô, trem, bondes e barcas e insistiu em melhorias na rede hidroviária de transporte público, hoje pouco aproveitada na capital fluminense.

Porém, uma frase de impaco faz refletir: "o carro é o cigarro do futuro". Assim como cigarros, os carros são gradativamente proibidos nos locais públicos. Isto já acontece em várias cidades onde circular de carro pelo Centro é um privilégio de poucos.

Quando questionado sobre a necessidade de crescimento econômico de um país baseado também na venda de carros ele respondeu que pessoas continuarão a ter carros e a indústria automobilística continuará a vender porém, automóvel será usado em viagens e para o lazer e não para ir e voltar todo o dia do trabalho.

O deslocamento diário será feito em um transporte público otimizado, seguro e de qualidade. Qualquer movimento diferente desse, significa cidades caóticas, poluídas e cidadão estressados e doentes.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário