GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Carro do futuro


Imagine um carro elétrico, em formato de bolha, com apenas duas rodas, um joystick de videogame no lugar do volante e sensores que permitem que o veículo se mova sob controle do piloto automático, em comunicação com os outros carros. Parece coisa do futuro?

Assim é o EN-V, um carro econômico em todos os sentidos, criado pela montadora americana GM (General Motors). O protótipo é a visão da empresa para a mobilidade urbana no futuro.

EN-V é abreviação de Electric Networked Vehicle (Veículo Elétrico em Rede). O EN-V usa tecnologias como sensores giroscópicos. O carro atinge velocidades de 40 quilômetros por hora.

 

 

Mas a grande novidade do automóvel da GM são os sistemas que permitem que ele detecte outros veículos e obstáculos ao redor com sensores, câmeras e um GPS, ou seja, o carro está conectado em rede com os outros carros que possuem a mesma tecnologia. Por isso, os veículos não teriam de ser controlados pelos motoristas, e os passageiros desfrutariam de outras atividades durante a viagem. Porém, o EN-V só operaria no piloto automático em zonas onde todos os demais veículos também funcionassem sem motoristas.

Segundo especulações da GM os veículos custariam um quinto do preço de um carro convencional caso sejam popularizados. Ainda não existem planos concretos para comercialização da tecnologia, mas outras montadoras já estão desenvolvendo produtos "v-to-v", veículos que se comunicam com os demais carros.

 

fonte: Folha.com

 


13 de julho de 2011