GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Capitais brasileiras assinam "Carta Rio pela Sustentabilidade"


 

Um documento que preza pela sustentabilidade nas capitais brasileiras foi assinado nesta última quinta-feira, 17, por secretários de Meio Ambiente. Nomeado "Carta Rio pela Sustentabilidade", o projeto contém uma série de compromissos e recomendações com a intenção de promover uma maior inserção do tema nas agendas governamentais. 
 
De acordo com o secretário de meio ambiente do Rio de Janeiro Carlos Alberto Muniz, a carta é mais que um estimulo para a sociedade. "Não é só uma declaração de princípios, mas um compromisso de se desenvolver, através do planejamento das secretarias, programas que envolvam o desenvolvimento de bases sustentáveis e que levem as cidades brasileiras em direção à sustentabilidade" - afirmou 
 
A iniciativa será apresentada durante um evento paralelo à Rio+20 chamado C40. O encontro reunirá prefeitos de 40 grandes metrópoles mundiais e será realizado no Forte de Copacabana no dia 17 de junho.
 
Secretários se reunirão entre os dias 15 e 18 deste mês para discutir os melhores resultados de projetos ambientais desenvolvidos nas capitais brasileiras . Eles discutiram sobre o papel dos governos locais na implantação de práticas sustentáveis e elaboraram uma carta conjunta contendo sugestões de melhorias.
 
A carta assume o compromisso de organizar um banco de tecnologias virtual contendo iniciativas de sucesso e indicadores sociais, ambientais e econômicos dos governos locais. Além disso, ela também propõe a formulação de pesquisas permanentes para o combate dos gases responsáveis pelo efeito estufa.
 
Fonte:


18 de maio de 2012