Cacau impulsiona produção sustentável na Amazônia

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

 

Conhecido mundialmente por seu uso na fabricação de chocolate, o cacau é um dos frutos brasileiros do Pará que mais tem recebido investimento por parte dos produtores. A intenção é aumentar a renda e reflorestar áreas devastadas, uma alternativa que diminui a pecuária e estimula o desenvolvimento sustentável na região amazônica. 
 
Por ser uma árvore de fácil crescimento a produção do fruto quadruplicou nos últimos anos. Os produtos acreditam que o desmatamento pode diminuir, pois se torna menos comum a destruição da Amazônia para aumentar os pastos. “Vimos que a pecuária não era viável porque tínhamos que queimar mais floresta para manter a produção. O cacau nos oferece hoje uma renda maior que o gado”, afirmou o produtor agrícola Altamiro Pereira Lorenzo ao iG.  
 
Além de Lorenzo, algumas pesquisas já sugerem que a planta é benéfica para o desenvolvimento sustentável. “As condições de solo e clima na Amazônia são apropriadas para o cacau. Os estudos indicam que os cultivos mais próximos da linha do Equador produzem o cacau com as características mais apreciadas pela indústria”, diz um estudo do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário