GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Búzios pode ser a cidade latino-americana com melhor eficiência energética



Um projeto brasileiro energético está incluído na lista dos dez mais inovadores quando falamos em infraestrutura urbana, que podem tornar as cidades mais sustentáveis e eficientes. Nomeado Infraestrutura 100, a lista apresenta projetos inteligentes na área de infraestrutura e podem contribuir para o surgimento das chamadas cidades do futuro, locais onde as pessoas querem morar e trabalhar.

Considerado um dos dez mais relevantes do mundo, o projeto Cidade Inteligente Búzios foi adicionado na categoria infraestrutura de energia urbana. De acordo com o documento, a iniciativa é um dos maiores desafios do século 21, e está sendo elaborado neste município da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.  

Desenvolvido pela Endesa Brasil- uma holding  que atua nas áreas de energia no país, o projeto tem como  propósito tornar Búzios a primeira cidade da América Latina em consumo eficiente de energia.

Entre as instalações está o digital de energia. Ainda em experimentaçãoem 200 casas da região, o equipamento permite não só a medição normal da energia consumida, mas que o morador saiba que lugar da casa está gastando mais energia e a que horas isso ocorre.  A intenção é que futuramemte haja descontos diferenciados para quem consumir menos eletricidade, como já ocorre na telefonia.

Além disso, o equipamento faz também transações comerciais com a companhia de energia. Segundo o diretor de Relações Institucionais da Endesa Brasil, André Moragas, se o usuário instalar um painel solar em casa, poderá gerar energia para consumo próprio e ainda revender o excedente à concessionária.

Conheça o projeto:


17 de julho de 2012