Britânicos desenvolvem spray para iluminar a rua

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Pesquisadores britânicos desenvolvem nova aposta em sustentabilidade: O Starpath é um spray especial para pavimentos, capaz de absorver e armazenar os raios ultravioletas emitidos durante o dia, para iluminar as ruas quando escurece. A iluminação gerada pelo spray, causa uma impressão interessante e nova para as ruas e ainda serve como uma alternativa ao uso de energia elétrica para manter espaços urbanos iluminados durante a noite.

O conceito e a implementação do produto foram realizados pela empresa Pro-Teq Surfacing. O Starpath foi aplicado no trecho de uma trilha do Christ’s Pieces Park, situado nas localidades de Cambridge, no Reino Unido. Como o spray faz com que o pavimento absorva os raios UV, consequentemente a intensidade da iluminação será proporcional a incidência de luz solar no local.


O spray faz o chão brilhar e pode ser implantado em trilhas, ciclovias, ruas, avenidas, estradas ou calçadas, e também em madeiras. A versatilidade do produto o torna uma alternativa sustentável e muito eficaz para racionamento de eletricidade.

A criação segue uma tendência observada em várias partes do mundo: os norte-americanos apresentaram uma calçada capaz de gerar energia solar, e, em julho, foi desenvolvido na Holanda um asfalto que absorve a poluição do ar.

 
Saiba mais em Ciclo Vivo.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário