Brasília homenageia Burle Marx

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

 

Duas décadas após a sua morte, de Burle Marx recebe homenagem com parque espaço nobre no Plano Piloto. Segundo o governo, até o fim do ano estará pronto o Jardim Burle Marx, uma área de 223 mil metros quadrados localizada entre a Torre de TV e a rodoviária. O desenho, elaborado em 1975 pelo próprio artista, nunca saiu do papel. Recentemente, as autoridades locais resgataram a planta, que foi detalhada e atualizada pelo escritório de Haruyoshi Ono, um antigo sócio do paisagista.

O projeto exibe todas as características que marcaram a trajetória do seu autor: a implantação de calçadas, ciclovias, espelhos-d´água, irrigação automatizada e canteiros ornamentais. Também terá plantas típicas do cerrado, como ipês, pequis e palmeiras.

Roberto Burle Marx ficou conhecido por modernizar o paisagismo no país. Nascido na cidade de São Paulo em 1909 (morreu em 1994), mudou-se com a família para o Rio de Janeiro quando ainda tinha 3 anos. Curiosamente, foi durante uma curta temporada na Alemanha que ele iniciou sua paixão por plantas brasileiras. Ao usar espécies nacionais, numa época em que só se valorizavam flores europeias, revolucionou sua área de atuação.

 

Fonte:

Planeta Sustentável

R7

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário