GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Brasil quer prevenção contra vazamento de óleo



Especialistas estão preocupados com o número de acidentes que acontecem no Brasil por causa do vazamento de óleo. Segundo Segen Estefen, diretor de tecnologia e inovação da coordenação de programas de pós-graduação de engenharia UFRJ, é essencial que o país obtenha um centro de  monitoramento e prevenção de acidentes no mar.

Estefen também destacou que é preciso ter procedimentos  bem definidos de prevenção que possam ser usados ao longo dos próximos anos. “A produção de petróleo vai se intensificar, a probabilidade de vazamentos aumentará e nós temos que ter um grupo de especialistas focados nesse assunto” -   disse o pesquisador.

O especialista alegou que apesar do volume de óleo vazado na Bacia de Campos ter sido pequeno, cerca de 25, 5 mil litros, e tenha ocorrido longe da costa, isso não significa que não devemos fazer nada. E reforçou que o Brasil tem que desenvolver procedimentos adequados para minimizar os impactos dos vazamentos e que a proteção ambiental tem que ser priorizada.

De acordo com Estefen o centro deverá ser coordenado pela COPPE em ação conjunta com pesquisadores e especialistas no assunto. “Além da vigilância que devemos ter do mar, através de imagens de satélite, que hoje já estão disponíveis na COPPE, é bom enfatizar confiabilidade dos equipamentos e das operações ligadas à exploração e produção de petróleo no mar” - disse.

Fonte:
EcoD


02 de fevereiro de 2012