GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Blue Flag em São Paulo


Uma boa notícia para o Brasil e principalmente para o estado de São Paulo, a “Blue Flag”, nome utilizado pela ONG dinamarquesa Foundation for Environmental, que concede certificação de qualidade socioambiental internacional, foi hasteada na Praia do Tombo, localizada no litoral sul de São Paulo.

A bandeira azul é uma idealização da Foundation for Environmental. Ao todo 3.200 praias no mundo receberam uma bandeira como esta, mas, até então, no Brasil somente a praia Jurerê Internacional, em Santa Catarina se enquadrava nos padrões internacionais.

 

 


 

Mais de trinta itens são analisados pela ONG para considerar a qualidade socioambiental do local, e segundo o secretário municipal de Meio Ambiente do Guarujá, Elio Lopes, o principal ponto para que a praia recebesse a bandeira foi a qualidade do mar. Além disso, outros itens foram considerados e aprimorados pela prefeitura para melhorar as condições socioambientais da região.

Lopes disse ainda que antes de receber o selo, foi preciso acabar com todas as ligações clandestinas encontradas na região, eliminar todo o esgoto da rede pluvial que desemboca na praia e fazer a análise da água duas vezes ao dia.
Porém a manutenção da praia deve ser constante, por isso foi criado o Núcleo de Educação Ambiental. O local oferece cursos aos trabalhadores locais e abriga outros quesitos exigidos pela ONG certificadora, como banheiros, bebedouro, centro de informações turísticas, câmeras de seguranças, lixeiras de coleta seletiva, entre outras coisas.

A Blue Flag é uma conquista importante e deve servir de exemplo para outros estados. Hoje a Praia do Tombo é um dos picos mais procurados pelos surfistas no Brasil.




 

 

fontes: Foundation for Environmental; Blue Flag; Estadão


21 de dezembro de 2010