Blocos cariocas promovem Carnaval Limpo

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O projeto Carnaval Limpo, que prevê reciclagem de lixo gerado por alguns blocos cariocas, ganhou força em 2014. Neste ano, mobiliza 300 profissionais da coleta seletiva: coletores, equipes de triagem, motoristas, líderes de operação, coordenadores e gerência operacional.

Toda a operação foi otimizada em 2014.  Além de carrinhos para carregar as bags (bolsas de coleta) durante os trajetos dos blocos, o que facilita a movimentação dos catadores entre os foliões, serão usadas também “bombonas”, um tipo de latão próprio para armazenamento de vidro, minimizando os riscos de acidentes durante a coleta e transporte do material. Os catadores, ou agentes de coleta usarão uniformes com camisa, bermuda, luva e boné.

Todo o resíduo coletado durante a passagem dos blocos será transportado por caminhões fechados munidos de sistema de rastreamento (GPS) para a Usina de Triagem e Reciclagem (UTR-RJ) do Instituto Doe Seu Lixo, no bairro do Santo Cristo. De lá, seguirá para venda. Além da geração de renda com a comercialização, os agentes de coleta também receberão diárias remuneradas, auxílio alimentação e transporte.

Serão gerados relatórios parciais por blocos, relatórios finais de volume e relatórios de impacto ambiental mitigados com a coleta e destinação adequada dos resíduos, permitindo contabilizar os benefícios ambientais da ação, além de quantificar a neutralização de CO2 durante o processo. A metodologia para geração desses relatórios foi desenvolvida pelo Instituto Doe Seu Lixo em parceria com a COPPE/UFRJ.

A ação é realizada pela Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro) e gerida pela ONG Doe Seu Lixo com  com a parceria da Globo, apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Riotur e da Coca-Cola Brasil.

Carnaval Limpo 2013 em números
 
12 blocos
14 desfiles
400 agentes de coleta
550 diárias serão pagas
1 milhão de foliões nos blocos da Sebastiana em 2013
12 toneladas foi a quantidade de material reciclável coletado em 2013

Blocos que participam da Sebastiana

Imprensa Que Eu Gamo (Laranjeiras)
Simpatia é Quase Amor (Ipanema)
Gigantes da Lira (Laranjeiras)
Suvaco do Cristo (Jardim Botânico)
Escravos da Mauá (Centro)
Bloco das Carmelitas (Santa Teresa)
Bloco do Barbas (Botafogo)
Que Merda é Essa? (Ipanema)
Bloco de Segunda (Botafogo)
Meu Bem, Volto já! (Copacabana)
Bloco da Ansiedade (Laranjeiras)
Bloco Virtual (Leme)  

Fonte:
Site Sebastiana
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário