Bioplástico: cogumelos são o plástico do futuro

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A maioria dos plásticos que encontramos são feitos a base de petróleo, mas a empresa americana Ecovative Design quis mudar isso e criou o bioplástico ou “plástico feito de cogumelos”, um novo material à base de cogumelos que vai substituir o plástico tradicional.



Eben Bayer sempre teve uma grande preocupação com a utilização do plástico e a sua substituição por outro material. Depois de muitos anos de investigação, abriu a Ecovative Design, uma empresa pioneira na fabricação de materiais à base de cogumelos.



Durante a investigação para encontrar um material de baixo custo para ser utilizado em isolamento e embalagens, encontraram o micélio (“raízes” de cogumelo), uma rede de células de fungos filiformes que tornam possível juntar subprodutos agrícolas.



O bioplástico feito de cogumelos é mais sustentável, pois é 100% reciclável, muito mais barato e ainda aproveita resíduos orgânicos.

 
 

O plástico demora de 500 a 1000 anos para se decompor. Por essa razão, começam a surgir muitas tentativas de resolver o problema do descarte desse material. Outra empresa interessada em resolver o problema dos sacos de plástico é a Ecoplas, que produz sacos para as compras à base de mandioca e que são consumidos pela natureza em apenas 10 dias.

 
Saiba mais em Noctula Channel.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário