GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Biomimética: A natureza como fonte de inspiração


O planeta está repleto de gênios inovadores que usam a natureza como fonte de inspiração para projetos inteligentes. E claro, estamos falando daqueles engajados com a saúde do planeta.

De acordo com a escritora Janine Benyus, fundadora do Instituto de Biomimética sediado no estado de Montana (EUA), os estudos são baseados em plantas, animais e micróbios. Ela alega que esses seres vêm se aperfeiçoando há 3,8 bilhões de anos e  são bem evoluídos para resolver os grandes desafios da sociedade como: a  reciclagem, a coexistência e a produção de energia limpa.

Conheça algumas sabedorias naturais:

Abelhas


A maneira como as abelhas se interagem e exercem suas atividades dentro de uma colmeia serviu como chave para a criação de um programa de gestão para redes de energia elétrica. Chamado EnviroGrid, a ideia pode reduzir a conta do consumidor em até 10%.

Borboletas


O jeito como as borboletas refletem a luz do sol em suas asas foi a base para a empresa americana Qualcomm desenvolver uma tecnologia para telas de celulares. Chamada Mirasol, o visor pode ser usado sob o raio solar e ajuda usuário a economizar energia em relação às outras telas, que requerem luz de fundo para serem lidas.

Solos da Floresta


Os carpetes costumam se desgastarem de maneira não uniforme. Com a intenção de resolver esse problema,  a empresa Interface criou uma coleção de carpetes formados por módulos com padrões e cores diferentes entre si e que disfarçam o desgaste das partes. A ideia veio dos solos das florestas, cobertos por folhas de cores e tamanhos diversos, mas que formam um conjunto harmonioso. Além de inteligente, produto é reciclável.

Flor de Lótus


A folha de lótus mantêm sua área interna limpa graças a microestruturas cerosas que impedem a absorção da sujeira e a protuberâncias que evitam o acúmulo dela. Com a água da chuva, as gotas rolam pela superfície e levam as impurezas que encontram pelo caminho. Empresas de tecidos, vidros e telhados usaram a metodologia natural para criar produtos que permitem a remoção fácil dos resíduos.

Fotossíntese das Plantas


Com o propósito de imitar as folhas em sua capacidade de transformar luz solar e água em energia, a equipe comandada pelo químico americano Daniel Nocera, do MIT, inventou uma folha artificial do tamanho de uma carta de baralho, inspirada no processo de fotossíntese das plantas.

Fonte:
Revista Trip

Veja também:

Livro Biomimética


24 de julho de 2012