GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Biomassa substituirá gás natural como fonte de energia em petroquímica


O gás natural é um dos principais responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa, processo que contribui para o aquecimento global. Por causa dessa problematica, um projeto entre duas empresas possibilitará a substituição do gás natural pela biomassa como fonte energética e vapor industrial na Dow Brasil, em Candeias, na Bahia.

Nesta última segunda-feira, 2, a  Energias Renováveis do Brasil (ERB), empresa especializada em biomassa, assinou um contrato de R$ 210 milhões de financiamento com recursos do BNDES para viabilizar o projeto, no qual a matéria-prima é o eucalipto proveniente de reflorestamento. De acordo com a ERB, este pode ser o primeiro caso no mundo do uso de biomassa como fonte de energia e vapor industrial em uma petroquímica.

A expectativa é que a ação reduza as emissões de CO2 da unidade industrial em 180 mil toneladas por ano.  Obras civis, engenharia e toda a montagem dos equipamentos serão de responsabilidade da Produman Engenharia, e o lado agroflorestal da iniciativa prioriza o plantio próprio e manejo de um total de quase 10.000 hectares de eucalipto de reflorestamento. O início da operação está previsto para o segundo semestre de 2013.


05 de julho de 2012