GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Bicho do Dia: Tecelão-de-bico-vermelho


Bubalornis niger – O tecelão-de-bico-vermelho vive nas savanas secas da África Subsaariana, em países como Angola, Etiópia, Botsuana, Quênia, Moçambique, Namíbia, Somália, Tanzânia, África do Sul, Uganda, Zâmbia e Zimbábue, entre outros.
 
 
A plumagem do macho é predominantemente negra, com algumas penas brancas nas asas e nos ombros. Já a plumagem da fêmea é marrom escuro. O bico, em ambos os sexos, é vermelho ou alaranjado. As pernas e os pés são cor de laranja. Mede até 23 centímetros de comprimento e pesa até 80 gramas.
 
Alimenta-se de artrópodes, frutas e sementes. Procura a comida no solo e entre a vegetação rasteira. Tem hábitos diurnos e gregários. É um pássaro muito barulhento, que vocaliza muito, principalmente quando o bando está reunido em um ponto de alimentação ou próximo à água.
 
Nidifica em colônias, construindo grandes ninhos que contam com várias câmaras internas. O ninho é feito com grama, folhas e raízes, e fica entre os galhos espinhosos de árvores e grandes arbustos. Não é uma espécie monogâmica e o macho pode cruzar com várias fêmeas. A fêmea bota de dois a quatro ovos, que são incubados por ela por até duas semanas. Cabe ao macho proteger o ninho, tornando-se extremamente agressivo com outros machos e invasores.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção, já que suas populações não apresentam declínio e estão amplamente distribuídas. 


07 de fevereiro de 2014