Bicho do Dia: Suricata

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Suricata suricatta – A suricata (pode ser chamada também de suricate e suricato) mede até 50 centímetros de comprimento e pode pesar até um quilo. O corpo é comprido e esguio, o focinho é pontiagudo, as patas são curtas e a cauda é longa. A pelagem é castanho claro, com faixas negras no dorso. A ponta da cauda é preta e a região ventral é mais clara. Possui longas e fortes garras. Habita as savanas, desertos e estepes semiáridas da África subsaariana.

 

 
Tem hábitos diurnos e gregários. O bando é estruturado e segue uma hierarquia complexa. Os grupos podem conter dezenas de indivíduos, de ambos os sexos e das mais variadas idades. Cada membro do clã tem sua função, como as sentinelas, por exemplo, que permanecem de pé em um local elevado para observar a presença de predadores enquanto os demais procuram comida. Abriga-se em um complexo sistema de túneis construído no solo, que contém diversas saídas e “quartos”.

Nas primeiras horas do dia, os suricatas saem da toca e aproveitam para tomar sol. Eles ficam sentados, com os membros abertos e a barriga virada para o sol. Além disso, aproveitam para reestabelecer seus laços familiares trocando carinhos e limpando a pelagem uns dos outros.
 
Alimenta-se de insetos, escorpiões, pequenos mamíferos, répteis e ovos. É um animal imune à peçonha de diversos animais, como serpentes, aranhas e escorpiões. Pode comer também alguns vegetais, como raízes e frutos.
 
Apenas o casal dominante do bando se reproduz. O período de gestação é de até 77 dias, nascendo de dois a cinco filhotes. O parto é realizado dentro do sistema de túneis e os recém-nascidos são cuidados pelo bando. Os membros do grupo criam verdadeiras creches para cuidar dos filhotes.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção.

 
Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário