Bicho do Dia: Socozinho

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Butorides striata – O socozinho é uma ave amplamente distribuída pelo globo, podendo ser encontrada em quase todos os continentes. No Brasil, pode ser avistado em todos os estados, até mesmo em parques nas grandes cidades. Vive sempre próximo à água, como nas margens de rios, lagos, lagoas, manguezais, pântanos e praias.

 

 
Mede até 36 centímetros de comprimento. A região dorsal é estriada de marrom, o peito possui estrias cor de ferrugem e o pescoço é acinzentado. Tem um topete de penas azuis escuras que se eriçam quando o animal está agitado. As pernas são curtas e amarelas. O bico é longo e reto. Não há dimorfismo sexual.
 
Uma de suas principais características é andar bem devagar e de maneira agachada nas margens dos rios e lagos enquanto caça. Quando encontra uma presa, permanece imóvel até a melhor hora de atacar. Pode utilizar também uma técnica semelhante à pescaria, na qual a ave solta uma pena ou folha com seu bico para atrair um peixe à superfície e então capturá-lo. Alimenta-se de peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, répteis e insetos.
 
Tem hábitos diurnos e é um animal solitário. Mesmo durante o período de reprodução, quando diversas espécies de aves aquáticas se unem para nidificar, o socozinho prefere se afastar e construir um ninho separado dos demais.
 
Na época de reprodução, os olhos e as pernas ficam vermelhos para atrair parceiros. Constrói o ninho nas copas das árvores ou entre arbustos. A fêmea bota de dois a quatro ovos, que são incubados por até 26 dias.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção, já que suas populações estão amplamente distribuídas e permanecem estáveis. 

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário