Bicho do Dia: Serval

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Leptailurus serval – O serval é um pequeno felino africano conhecido pelos grandes saltos que realiza para capturar seu alimento. Consegue pular a uma altura de mais de 1,50 metro e até quatro metros na horizontal. Utiliza-se principalmente da audição para localizar sua presa, tanto que suas orelhas são muito grandes. Como tem longas pernas e pescoço, sua cabeça fica localizada a uma altura de 75 centímetros do solo, facilitando sua visão e audição.
 
 
Sua pelagem é amarelada, com pintas por todo o corpo e faixas escuras nas pernas, pescoço e ombro. Mede até um metro de comprimento e pode pesar até 18 quilos.
 
Vive solitário e apresenta hábitos noturnos (durante o inverno o serval pode também caçar durante o dia), formando casal apenas na época de reprodução. Geralmente nascem dois filhotes após uma gestação de 73 dias.
 
Habita savanas, campos, matas ciliares e até mesmo pântanos da África Subsaariana. Evita desertos, regiões semiáridas e florestas úmidas. 
 
Embora seja um animal selvagem, costuma ser criado como bicho de estimação. Essa prática foi negativa para a espécie, já que causou a retirada destes animais do seu habitat natural. Além disso, costuma adoecer por não receber a alimentação adequada. Foi também utilizado no cruzamento com gatos domésticos, originando uma espécie híbrida conhecida como Savannah.
 
Alimenta-se de roedores, aves, peixes, sapos e grandes insetos. Costuma surpreender a presa, aproximando-se em silêncio e saltando em sua direção. Costuma agarrar o animal com suas fortes patas dianteiras (pode, inclusive, capturar aves durante o voo).
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sua população diminuiu muito devido à caça para o comércio de peles, envenenamento, perseguição por fazendeiros (já que pode atacar alguns animais de criação) e ao tráfico, já que algumas pessoas criam este animal selvagem como bicho de estimação. 
 
Conheça o site notícia animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário