Bicho do Dia: Sauá

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Callicebus personatus – O sauá, também conhecido como guigó, é um primata endêmico do Brasil, que habita a Mata Atlântica. É encontrado nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

 


A pelagem do corpo é longa e pode ser marrom ou acinzentada, enquanto que a face, os pés e as mãos são pretos. A cauda é longa e felpuda, mas não é preênsil. Mede até 42 centímetros de comprimento, mais 56 centímetros de cauda e pode pesar até 1,70 quilo, sendo o macho um pouco maior do que a fêmea.

Tem hábitos diurnos e gregários, formando pequenos bandos de até cinco indivíduos (geralmente os pais e seus filhotes). Passa a maior parte da vida nas copas das árvores, raramente descendo ao chão. Ao anoitecer, os indivíduos do grupo se unem em um galho para dormir, um ao lado do outro e com as caudas entrelaçadas. Movimenta-se com agilidade entre os galhos, mesmo quando estão carregando um filhote. A alimentação também ocorre nas copas das árvores. O sauá alimenta-se de folhas, frutos, flores, sementes, ovos de aves e alguns invertebrados.

É uma espécie monogâmica e o casal permanece unido por toda a vida. O período de gestação é de até 155 dias, nascendo apenas um filhote. É o macho quem carrega e cuida do filhote nos primeiros dias de vida, a mãe apenas fica com o recém-nascido na hora de amamentar.

O sauá é classificado como vulnerável à extinção. A principal ameaça a este animal é o desmatamento da Mata Atlântica, que fragmenta seu território e aumenta o risco de endogamia, reduzindo assim a diversidade genética da espécie.

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário