GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Bicho do Dia: Rola-esmeraldina


Turtur chalcospilos - A rola-esmeraldina recebeu este nome devido às manchas verdes metálicas em suas asas. A plumagem da região dorsal, da nuca, das asas e da cauda variam do marrom claro ao cinza. Pescoço, peito e região ventral apresentam cores mais claras. Possui ainda penas negras no interior das asas e cauda. Bico, olhos e pernas são escuros. Pode medir até 20 centímetros de comprimento. Não há dimorfismo sexual.


É encontrada principalmente ao leste da África, da Etiópia até a África do Sul, mas habita também uma faixa que vai da Namíbia até Botsuana e outra de Angola até o Gabão. Vive em florestas secas e savanas, evitando áreas semiáridas e florestas úmidas. É comum também em regiões agrícolas e até mesmo nos jardins e parques das grandes cidades.

A vocalização da rola-esmeraldina varia do tradicional arrulho em duas partes a assobios lentos e de longa duração. Tem hábitos diurnos e vive solitária ou em casais. É comum a formação de grandes bandos apenas em locais próximo à água.

Alimenta-se principalmente de gramíneas, sementes e frutas, que procura no solo. Eventualmente caça alguns pequenos artrópodes. 

Nidifica nas copas das árvores e em arbustos .O ninho, em formato de plataforma, é construído com gravetos e grama seca.  A fêmea bota dois ovos, que são incubados pelo casal por até 17 dias.

Não é uma espécie ameaçada de extinção, sendo bastante comum em seu habitat natural e até mesmo em zonas rurais e centros urbanos.
 
Conheça o site Notícia Animal.


30 de janeiro de 2014