Bicho do Dia: Ratel

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Mellivora capensis – Ele não é o rei das selvas, nem participa das grandes migrações e muito menos é o maior mamífero terrestre do mundo, mas o ratel é, sem dúvidas, um dos mais famosos protagonistas de documentários da África selvagem. Conhecido como um animal destemido e encrenqueiro, este mustelídeo tem tantas histórias que algumas parecem até mesmo lenda, como sobreviver a picadas de cobras venenosas, destruir colmeias de abelhas e enfrentar grandes felinos e búfalos. 



 

O ratel é encontrado por quase toda a África Subsaariana. Pode ser encontrado também no sul da Ásia. Vive em uma grande diversidade de habitats, como savanas, campos, florestas e cerrado. 

 

Mede até 98 centímetros de comprimento, 30 centímetros de altura e pesa até 16 quilos. Os machos são maiores do que as fêmeas. A pelagem é espessa e tricolor. A face, os membros e a região ventral são pretas, a cabeça e a região dorsal são na cor cinza e entre as duas cores há uma faixa branca. A pele é grossa e resistente, sendo ainda mais grossa e elástica ao redor do pescoço. As garras são longas, afiadas e muito poderosas. 

 

É um animal solitário e é ativo tanto de dia como à noite. Apesar de passar a maior parte do tempo no chão, consegue escalar e nadar com agilidade. Escava grandes tocas no solo, que podem ter até dois metros de profundidade e vários túneis. 

 

Além da força e agressividade, o ratel utiliza-se de sua inteligência para atacar suas presas e também predadores. Em casos de grandes animais, como leões e búfalos, ele procura um ponto fraco do oponente e ataca repetidamente. Há casos de ataques à região genital destes animais que acabaram depois morrendo devido à hemorragia. Sua dieta é ampla e variada, consistindo em insetos, escorpiões, mamíferos, répteis (inclusive serpentes venenosas), carniça, frutas e mel, seu alimento favorito. O ratel gosta tanto de mel que não se importa de ser atacado por milhares de abelhas enquanto destrói as colmeias. Há também casos em que o ratel é picado por cobras venenosas durante as batalhas, mas após algumas horas, ele simplesmente se recupera e devora a serpente. 

 

Não é apenas em batalhas que o ratel mostra-se inteligente. Ele também utiliza-se de ferramentas, como troncos e galhos, para obter alimento e alcançar lugares de difícil acesso. 

 

O casal só se reúne durante a época de reprodução. O período de gestação é de seis meses, nascendo, em média, dois filhotes. A fêmea muda os filhotes de lugar constantemente para evitar predação, utilizando dezenas de tocas diferentes em poucas semanas. Os filhotes permanecem com a mãe por mais de um ano, um período considerado longo se comparado com outras espécies de mustelídeos. 

 

Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sofre com a caça, perseguição por fazendeiros e apicultores e perda de habitat.



Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário