GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Bicho do dia: Pomba-máscara-de-ferro


Oena capensis – A pomba-máscara-de-ferro é uma pomba de pequeno porte, que não ultrapassa os 28 centímetros de comprimento, 33 centímetros de envergadura e 50 gramas de peso.  A cauda é longa e negra. A plumagem é predominantemente cinza e a região ventral é branca. O macho tem a face, a garganta e o peito negros e o bico vermelho. A fêmea não apresenta as manchas pretas e o bico é cinza. É a única espécie do gênero Oena.

É encontrada por quase toda a África Subsaariana e também na ilha de Madagascar. Vive também na Península Arábica, Israel, Jordânia e Turquia. Habita regiões secas, como savanas e pastagens. Pode ser avistada também em áreas rurais.

Tem hábitos diurnos e vive em casais, formando bandos numerosos apenas perto de uma fonte de água. Passa a maior parte do tempo no chão, onde procura comida. Alimenta-se principalmente de sementes de gramíneas, mas ocasionalmente pode comer também invertebrados.

Nidifica em arbustos e copas de árvores. O ninho é em forma de plataforma e é construído com galhos e forrado com grama. A fêmea bota dois ovos, que são incubados por ela à noite e pelo macho durante o dia. O período de incubação é de até 16 dias. A plumagem dos filhotes é semelhante a plumagem das fêmeas, porém com algumas pintas pretas espalhadas pelo corpo.

Não é uma espécie ameaçada de extinção, uma vez que as populações têm se mantido estáveis e amplamente distribuídas.
 
Conheça o site Notícia Animal.


17 de janeiro de 2014