GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Bicho do Dia: Pica-pau-de-topete-vermelho


Campephilus melanoleucos - O pica-pau-de-topete-vermelho mede até 38 centímetros de comprimento e pode pesar até 280 gramas. O nome se deve ao topete de penas vermelhas no topo da cabeça (a parte da frente do topete da fêmea é negra). O corpo apresenta plumagem negra com faixas brancas nos ombros (que formam um “V” nas costas do animal) e no pescoço. A barriga é barrada. A face é vermelha, com uma faixa negra sob os olhos e uma branca na base do bico.


Vive em matas de araucárias, caatigas, restingas, bordas de matas, zonas rurais e até mesmo em centros urbanos. É encontrado da Argentina ao Panamá. No Brasil, habita as regiões norte, nordeste, centro-oeste e sul.

Tem hábitos diurnos e vive aos casais ou em pequenos grupos de até cinco indivíduos.

O pica-pau-de-topete-vermelho alimenta-se principalmente de larvas de insetos que vivem nos troncos das árvores. Para alcançá-las, bate com o bico levemente na madeira em busca de um ponto oco. Ao encontrá-lo, começa a martelar com seu forte bico até abrir um buraco. Esta ave então estica sua longa e pegajosa língua e captura as larvas. Pode comer também ovos de formigas e cupins, insetos adultos e frutas.

Faz um buraco no tronco de árvores para a construção do ninho. A entrada corresponde ao tamanho da ave, dificultando assim o acesso de predadores. A fêmea bota de dois a três ovos que são incubados pelo casal por 14 dias.

Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sofre com o desmatamento e com queimadas.

Conheça o site Notícia Animal


16 de agosto de 2013