Bicho do dia: Paca

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Cuniculus paca – A paca é encontrada em quase todo o Brasil, em matas de galerias, florestas e cerrado, sempre próximo à água. Pode ser encontrada da América Central até o sul do Paraguai.
 

 
É o segundo maior roedor do Brasil, menor apenas que a capivara. O corpo é longo e atarracado, medindo até 70 centímetros de comprimento e pesando até 10 quilos. Sua pelagem é dura e eriçada. A coloração é marrom avermelhada, com manchas brancas nas laterais do corpo. A região ventral é branca, assim como o maxilar. Apresenta também pequenas manchas acima dos olhos. As pernas são curtas e apresenta quatro dedos nas patas dianteiras e cinco nas traseiras. As orelhas e a cauda são pequenas.
 
Tem hábitos noturnos, passando o dia dentro de um toca e saindo a noite para procurar comida. O faro e a audição são os sentidos mais aguçados. Nada muito bem e costuma saltar em rios e riachos quando ameaçada.
 
Alimenta-se de frutas, folhas, grãos e raízes. É um importante dispersor de sementes. Utiliza seus longos bigodes (chamados de vibrissas) para localizar o alimento.
 
É um animal solitário e o casal só se une para a reprodução. O período de gestação é de 120 dias, nascendo apenas um filhote. O parto é realizado no interior da toca.
 

Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sofre com o desmatamento e, principalmente, com a caça predatória, já que é muito perseguida por sua carne.
 

Conheça o trabalho do site amigo e parceiro Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário