GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Bicho do Dia: Órix


Oryx gazella - O órix é um grande antílope que pode medir até 2,40 metros de comprimento, 1,10 metro de altura e pesar até 210 quilos. A pelagem é densa e curta. O corpo é coberto por pêlos na cor cinza, enquanto a face, a região ventral, a cauda e as pernas são pretas e brancas. Possui um par de chifres longos e ligeiramente curvados para trás. O chifre pode medir mais de um metro de comprimento e geralmente são maiores nas fêmeas. Não apresenta dimorfismo sexual aparente.

 


Habita desertos e planícies áridas da região sudoeste do continente africano. É um animal adaptado à vida em locais secos. Para isso, seu corpo quase não produz suor, seus rins produzem urina extremamente concentrada e consegue absorver todo líquido necessário dos alimentos, raramente bebendo água.

Tem hábitos diurnos e gregários. Vive em manadas de até 25 indivíduos, que são compostas por fêmeas, filhotes e machos jovens. Os machos mais velhos costumam afastar-se do grupo.

Passa o dia pastando e sua dieta consiste em gramíneas, raízes, frutas e tubérculos. Nas horas mais quentes do dia, reúne a manada em um local com sombra e espera a temperatura baixar.

Reproduz quando há abundância de comida. O período de gestação é de até 300 dias, nascendo apenas um filhote.

Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas as populações deste animal têm diminuído devido à caça e à perda de habitat.

Conheça o site Notícia Animal


27 de agosto de 2013