Bicho do Dia: Naja

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Naja annulifera – A naja é uma serpente encontrada ao sul do continente africano, em países como África do Sul, Moçambique, Botsuana, Malauí, Suazilândia e Zimbábue. Vive nas savanas e áreas rochosas, passando a maior parte da vida no solo, muitas vezes se escondendo em cupinzeiros abandonados.


Tem hábitos noturnos e é um animal solitário. Durante o dia, toma banhos de sol, geralmente próximo a sua toca. Se ameaçada, costuma fugir, mas se for encurralada a naja irá levantar até um terço de seu corpo, abrir o capelo e silvar antes de realizar uma série de ataques rápidos. Caça ao anoitecer e alimenta-se de pequenos mamíferos, aves, répteis (inclusive outras cobras), anfíbios e até mesmo ovos.

Pode medir até 2,50 metros, mas o comprimento médio é de 1,80 metro. O pescoço é dilatável, podendo chegar a até 16 centímetros de largura. A coloração das escamas pode variar do amarelo ao cinza e do marrom ao preto. A região ventral é mais clara, geralmente amarelada e apresenta uma faixa escura no pescoço. A naja possui veneno neurotóxico muito poderoso e que pode ser fatal. A pessoa picada pode ter insuficiência respiratória, dor intensa e bolhas no local da mordida.

É uma serpente ovípara, ou seja, a fêmea bota ovos. A postura varia de oito a 33 ovos e o período de incubação é de dois a três meses. O recém-nascido pode medir até 34 centímetros de comprimento e a coloração pode ser amarelada ou esverdeada.

Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas costuma ser morta por preconceito e também capturada para o comércio ilegal de animais selvagens.

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário