Bicho do dia: Mero

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Acanthistius brasilianus – O mero habita as águas do Atlântico sul, na costa brasileira e também na Argentina e no Uruguai. É encontrado em profundidades inferiores aos 100 metros, mais próximo ao continente e em águas mais frias.

 

 
Mede até 60 centímetros de comprimento. O corpo é robusto e coberto por pequenas escamas. A cabeça é grande e apresenta um ligeiro prognatismo (a mandíbula é mais longa do que o maxilar). A cauda é grossa e curta. A barbatana dorsal apresenta duas partes diferenciadas: a parte que fica acima da cabeça é mais comprida, com até 13 espinhas visíveis. Já a parte posterior é menor e mais discreta. A coloração do corpo varia bastante, desde tons de cinza azulado até o mais escuro, quase marrom. Apresenta algumas listras verticais escuras nas laterais do corpo. Não há dimorfismo sexual aparente.
 
Tem hábitos diurnos e solitários, mas pode ser visto em pequenos bandos, principalmente nas proximidades de corais, que utiliza como esconderijo. Alimenta-se de crustáceos, moluscos e outros peixes.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas é um peixe muito procurado por pescadores, já que sua carne é bastante consumida. Sofre com a pesca indiscriminada, com a poluição dos oceanos e com o aquecimento global.
 
Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário