Bicho do Dia: Maguari

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Ciconia maguari – Também conhecido como joão-grande, o maguari é uma ave de grande porte da família das cegonhas. Pode atingir até 1,40 metro de altura, dois metros de envergadura e pesar até 4,50 quilos. A plumagem é predominantemente branca, com exceção das pontas das asas e da cauda, que são negras. O longo bico é acinzentado, as pernas são muito compridas e avermelhadas, os olhos são claros e envoltos por pele nua e alaranjada.

Típico da América do Sul, é encontrado no Brasil, na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. O maguari está presente em quase todo o território brasileiro, com exceção da região nordeste e Amazônia.
 
Habita terrenos alagados e brejos, onde procura comida entre a vegetação densa. Alimenta-se de peixes, répteis, anfíbios, crustáceos e outros artrópodes. Tem hábitos diurnos e vive solitário ou aos casais.
 
Antes da reprodução, o casal realiza uma coreografia característica e batem os bicos. Nidifica em colônias, compostas de até 20 casais. O ninho é construído em ilhas flutuantes, brejos e sobre plantas aquáticas. A fêmea bota até quatro ovos que são incubados por até 32 dias. Os filhotes nascem brancos, mas depois apresentam plumagem negra na fase juvenil, tornando-se brancos novamente quando adultos.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sofre com a perda de habitat para a agricultura e pecuária e também com a caça.  

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário