GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Bicho do Dia: Lóris-arco-íris


Trichoglossus haematodus - Este psitacídeo é encontrado na Austrália, na Indonésia e na Nova Guiné. Vive em florestas subtropicais e tropicais úmidas.

 


 
Mede até 30 centímetros de comprimento, 17 centímetros de envergadura e pode pesar até 150 gramas. Muito colorido, tem a cabeça azul com estrias brancas e negras, o peito é cor de laranja, a nuca é verde clara, as asas são verdes, a barriga é azul, as coxas são amarelas, assim como algumas penas da cauda, e o bico e os olhos são vermelhos. Não apresenta dimorfismo sexual.
 
Alimenta-se principalmente de néctar, tanto que sua língua é diferente das dos demais psitacídeos, sendo adaptada para retirar o alimento das flores. Pode comer também frutos, pólen, flores e sementes.
 
Tem hábitos diurnos e gregários, podendo formar bandos com centenas de indivíduos. Mesmo vivendo em grupos, os casais mantêm-se afastados dos demais na hora de dormir. É uma ave territorialista, tornando-se agressiva quando está procriando.
 
Nidifica nos galhos de árvores ocas. A fêmea bota de um a três ovos. A incubação cabe somente à mãe e o período é de 25 dias. O pai auxilia na alimentação dos filhotes. O casal é monogâmico e permanece unido por toda a vida.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas é perseguido por traficantes já que é uma ave muito comercializada como pet.

 

Conheça o site Notícia Animal.


29 de maio de 2013