Bicho do Dia: Lhama

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Lama glama – O lhama é um camelídeo (camelos, dromedários, alpacas) que descende dos guanacos. Sua origem vem da domesticação do guanaco há aproximadamente sete mil anos. Ele foi desenvolvido pelo povo Inca, na Cordilheira Andes, para a produção da lã, carne, couro e também como animal de carga. Pode ser encontrado nas regiões de relevo acentuado do Chile, Bolívia, Peru e Argentina.
 

 
A pelagem do lhama é longa e lanosa e a protege do frio andino. Pode medir até 2,40 metros de comprimento (sendo que a cauda mede até 25 centímetros), 1,80 de altura e pesar até 150 quilos. A coloração varia muito, desde o branco até o negro, sendo comuns variações de cores e manchas. O pescoço é alongado e a cabeça é oval.
 
Curiosidade: quando ameaçado ou irritado, o lhama costuma “cuspir” em quem o perturba.
 
Tem hábitos diurnos e gregários, vivendo em bandos de até 15 indivíduos compostos de fêmeas e um macho dominante. Ruminante, o lhama alimenta-se de capim e outras folhas.
 
O período de gestação é de até 350 dias, nascendo, normalmente, apenas um filhote (casos de gêmeos são raros). O recém-nascido amamenta na mãe até completar cinco meses.
 
O lhama não é uma espécie ameaçada de extinção, já que tem sido criado em países de todo o mundo, não apenas na América do Sul, e também por não existir em estado selvagem.
 
Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário