Bicho do Dia: Jaó

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Crypturellus undulatus – Embora lembre uma pequena galinha, o jaó não faz parte da família dos galináceos e sim dos tinamídeos, uma das famílias mais primitivas de aves da América do Sul. Vive em áreas de matas de galeria, campos e cerrados da Venezuela, Guianas, Peru, Argentina, Paraguai e Colômbia. No Brasil, é encontrado em quase todos os estados.

 

 
Mede até 31 centímetros de comprimento e pode pesar até 300 gramas. Sua plumagem é marrom acinzentada, com estrias mais claras e finas. Possui asas e consegue voar, porém só o faz como último recurso, já que prefere correr.
 
Seu nome é uma onomatopeia de sua vocalização, que se assemelha a frase “eu sou jaó”. Costuma vocalizar durante as primeiras horas do dia e no final da tarde. A frequência aumenta durante a época de reprodução.
 
Movimenta-se silenciosamente pelo chão da floresta e raramente é visto, já que sua plumagem serve como camuflagem. Alimenta-se de frutos caídos, sementes e artrópodes escondidos entre pedras e folhas no chão. Para achá-los, vasculha a área com seu bico.
 
Nidifica em uma cavidade no solo. A fêmea bota três ovos, que são incubados somente pelo macho, durante 17 dias. Cabem também ao pai os cuidados com os filhotes.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sofre com a caça e o desmatamento.
 

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário