Bicho do Dia: Jacupemba

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Penelope superciliaris – Também conhecido como jacupema e jacupeba, o jacupemba é encontrado no Paraguai e no Brasil. No território nacional, vive no sul do estado do Amazonas, nas regiões centro-oeste, nordeste, sudeste e sul. Vive em áreas de cerrado, caatinga, capoeiras e matas.
 
 

 
Pode medir até 55 centímetros de comprimento e pesar até 850 gramas. A plumagem é escura e possui uma barbela nua e vermelha, que é mais proeminente nos machos. Os olhos são vermelhos e as patas escuras.
 
Herbívoro, alimenta-se de frutos, folhas, flores e brotos. De hábitos diurnos, permanece durante boa parte do dia no alto das árvores, descendo ao solo para comer frutos caídos. À noite, volta para os galhos para dormir. Vive em pequenos bandos de até cinco indivíduos.
 
O ninho é construído no topo das árvores e a fêmea bota de dois a três ovos que são incubados por 28 dias. O casal é monogâmico e permanece unido por toda a vida.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sua população tem sido reduzida devido ao desmatamento e à caça (sua carne é muito apreciada pelos caçadores). Projetos de reprodução em cativeiro e reintrodução na natureza têm apresentado sucesso na preservação do jacupemba.
 

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário