Bicho do Dia: Guepardo

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Acinonyx jubatus – O guepardo é o mamífero terrestre mais rápido do mundo, podendo atingir até 110 km/h durante uma perseguição. Este felino é totalmente adaptado à velocidade. Seu corpo é esguio, musculoso, com a coluna é flexível, a cabeça é pequena e aerodinâmica, a longa cauda funciona como um leme, auxiliando nas curvas, as almofadas das patas têm ranhuras para tracionar melhor e, ao contrário dos demais felinos, suas garras não são retráteis, dando mais aderência ao solo.
 

Mede até 1,50 metro de comprimento, mais 80 centímetros de cauda e pode pesar até 70 quilos. A pelagem é amarela com pintas escuras, a cauda é anelada e a região ventral é branca. Possui duas linhas escuras na face, abaixo dos olhos, lembrando lágrimas. Possui uma pequena crina na nuca e na coluna, que se eriça quando o guepardo está irritado.
 
É encontrado nas savanas africanas, mas algumas subespécies habitam também o continente asiático.
 
Tem hábitos diurnos e vive solitário ou aos casais. É comum que os irmãos permaneçam unidos por alguns anos, vivendo em bandos familiares de três ou quatro indivíduos.
 
Carnívoro, alimenta-se de pequenos mamíferos e aves. Não realiza emboscadas, prefere surpreender a vítima na corrida. No entanto, não consegue manter a alta velocidade por longas distâncias, já que seu corpo superaquece. Isso faz com que o guepardo não tenha sucesso em todas as suas caçadas. Além disso, por cansar muito e ser mais sensível que os demais grandes predadores da savana, muitas vezes tem seu alimento roubado por animais como leões e hienas.
 
Curiosidade: ao contrário dos grandes felinos, o guepardo não consegue rugir. Sua vocalização é bastante intrigante, variando de piados (muito utilizado pelos filhotes para localiza as mães), sons semelhantes a latidos, rosnados e ronrono.
 
O período de gestação é de até 95 dias, nascendo de um a quatro filhotes, que permanecem com a mãe até completarem 20 meses de vida.
 
É uma espécie vulnerável à extinção devido à caça, a perda de habitat e a competição por alimento. Algumas subespécies encontram-se criticamente ameaçadas.
 

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário