Bicho do Dia: Guanaco

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Lama guanicoe – O guanaco é um camelídeo selvagem sul americano nativo do Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Argentina e Chile. É o ascendente da lhama, espécie domesticada criada para transporte de carga e utilização da pelagem. É encontrado em regiões frias e montanhosas. 

 
É o maior camelídeo da América do Sul, podendo medir até 2,10 metros de comprimento e pesar até 130 quilos. A coloração varia do castanho ao marrom escuro, com a face cinza. Possui pêlos brancos ao redor dos lábios, das orelhas e na parte interior das pernas. As pernas e o pescoço são longos e a cauda é curta.
 
Alimenta-se de gramíneas, folhas, cactos, musgo e outros fungos. Tem hábitos diurnos e gregários. O bando é liderado por um macho alfa e composto por até 30 fêmeas e seus filhotes. Consegue se locomover com agilidade em terrenos acidentados, rochosos e íngremes. Pode atingir até 56 km/h. Cientistas descobriram que o sangue do guanaco pode conter mais oxigênio do que os outros animais, o que o permite respirar sem problemas em locais de grande altitude.
 
Durante o período de reprodução é comum haver brigas entre machos de grupos diferentes. O vencedor dessas batalhas tem o direito de se reproduzir com todas as fêmeas adultas. O período de gestação é de até 11 meses, nascendo apenas um filhote. O recém-nascido consegue ficar de pé e seguir a mãe logo nos primeiros minutos de vida. Os machos são expulsos do bando ao completarem um ano de idade.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sofre com a perda de habitat e a caça. Estima-se que o número de guanacos caiu de 50 milhões para 600 mil durante o século passado.
 
Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário