Bicho do Dia: Cutia

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Dasyprocta sp – A cutia é um roedor que mede até 64 centímetros de comprimento e pesa até três quilos. A pelagem aparenta ser dourada, mas cada pêlo possui diversas cores, do branco ao marrom. Os membros anteriores são mais curtos do que os posteriores (o que a tornam uma excelente saltadora). Os pés são compridos, com cinco dedos cada. A cabeça é alongada e as orelhas são pequenas. A cauda é curta e quase não aparece.

 

 
É encontrada do sul da América Central até o Brasil. Vive em regiões tropicais, nas regiões norte, nordeste e sudeste do país. Existem sete subespécies no Brasil.
 
Alimenta-se de sementes, castanhas, raízes e frutas. É um excelente disseminador de sementes, sendo muito importante para o desenvolvimento de seu habitat. Costuma esconder sementes para comer em épocas de escassez, mas como acaba esquecendo-se de algumas, essas germinam e viram árvores. Ao comer, senta-se e segura o alimento com as patas anteriores.
 
Tem olfato desenvolvido e comunica-se com outros da mesma espécie através de odores exalados por uma glândula e pela urina. Esse odor é usado também para demarcar território.
 
Como todos os roedores, seus dentes incisivos são longos, fortes e não param de crescer e por isso precisa roer constantemente. Tem hábitos crepusculares e noturnos. Vive em grupos, geralmente compostos por um macho e até seis fêmeas.
 
O período de gestação é de, em média, 100 dias, nascendo de um a três filhotes (geralmente nascem dois).
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção.

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário